Layout do blog

Dia Mundial do Ambiente

jun. 01, 2023

Dia Mundial do Ambiente

Os edifícios do futuro serão elétricos e para tal, a eficiência energética é fundamental. É necessário pensar na implementação de sistemas técnicos de energias renováveis mas também investir na renovação e transição energética dos edifícios atuais.


Neste Dia Mundial do Ambiente, lembramos a importância da gestão dos recursos num setor tão exigente como a engenharia civil e, sobretudo, o investimento em instalações técnicas especiais que privilegiem a redução dos consumos hídricos e energéticos. 


Potenciar a eficiência energética dos edifícios permite atingir inúmeros objetivos, para além da óbvia e necessária proteção do meio ambiente.

Construções energeticamente sustentáveis promovem o conforto e saúde dos seus utilizadores, sobretudo a nível térmico, qualidade do ar, produtividade no trabalho, por exemplo, mas também permitem um aumento da vida útil dos edifícios bem como uma redução da dependência energética.


A renovação e transição energética e ambiental torna-se imperativa atualmente.

É fundamental investir na gestão dos recursos hídricos através de sistemas hidráulicos que permitam poupar água, esse recurso vital e cada vez mais escasso.


Por outro lado, a aposta na eletrificação das construções leva ao uso de fontes de energia renováveis, mais verdes e consequente descarbonização do meio ambiente, num caminho para um planeta mais saudável para todos.


12 dez., 2023
A Vª edição dos Prémios do Imobiliário, organizados pela SIC Notícias e Semanário Expresso, distinguiram vinte projetos, de norte a sul do país. io e das quais muito nos orgulhamos!
23 nov., 2023
Avançam as obras no Pavilhão Futsal Cidade do Futebol
09 out., 2023
Como pode a inteligência artificial contribuir para um setor mais sustentável?
Por Elisabete Laneiro 04 jul., 2023
A água é um dos principais recursos na construção civil. A sua utilização é imensa e vai desde a compactação do solo até à preparação de cimento ou argamassa, para além da água que é necessária ao fabrico dos diversos materiais de construção. Com tantas finalidades, é imperativo o uso otimizado dos recursos hídricos em contexto de obra, bem como a utilização de materiais que minimizem o impacto nos mesmos. Durante a execução de um projeto de construção civil, é importante adotar medidas que garantam uma correta gestão e aproveitamento dos recursos hídricos. Poderá ser útil a implementação de um sistema de gestão da água que monitorize os consumos, bem como a instalação de equipamentos hidráulicos adequados e sustentáveis. A utilização de fontes alternativas, como as águas das chuvas e subterrâneas, podem auxiliar em diversas tarefas, e a divulgação dos consumos mensais poderá ser uma importante forma de consciencialização, para além da escolha de materiais com uma menor pegada hídrica e ambiental.  A estas práticas que ajudam a tornar as obras mais sustentáveis, deve-se ainda acrescentar o apoio e formação aos profissionais da construção civil para um uso mais consciente desse bem finito que é a água, apelando à consciencialização e à responsabilidade que começa no terreno.
03 mai., 2023
Tektónica – Feira Internacional de Construção
06 abr., 2023
A Engenharia Civil sustentará o crescimento do setor da construção em 2023.
13 mar., 2023
Falta de mão de obra leva construtoras a apostar na industrialização da construção, com base na tecnologia e foco na sustentabilidade
09 fev., 2023
A Luzimeca foi fundada em 1993, por Luís Barbosa, Américo Santos e José Carlos Vieira. Este ano comemoramos 30 anos de uma equipa unida, muitos projetos concretizados e a mesma vontade de ser uma referência no sector da construção! São 30 anos de muito crescimento, trabalho em equipa e projetos inovadores.  Continuamos com a mesma missão de Instalar Confiança em todos os projetos em que estamos inseridos e a ser uma referência na construção de novas instalações Hidráulicas e Elétricas com elevada reputação, credibilidade e prestígio!
17 jan., 2023
Prestes a completar 30 anos de vida, a Luzimeca é uma empresa dedicada ao setor da construção civil, nomeadamente às instalações de engenharia que procuram inovar ao longo do percurso.
17 jan., 2023
O certificado de PME de excelência é concedido pelo IAPMEI, I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação e pelo Turismo de Portugal, no caso de empresas da área do Turismo
Mais Posts
Share by: