A inteligência artificial (IA) tem assumido um papel cada vez mais preponderante em diversas áreas e a construção civil não é exceção. A implementação de sistemas de IA cada vez mais avançados têm permitido aumentar a qualidade, eficiência e, consequentemente, a sustentabilidade do sector. Um dos principais benefícios desta tecnologia é a utilização de algoritmos que permitem processar quantidades significativas de informação e reconhecer falhas automaticamente, permitindo a redução de erros e poupando tempo e dinheiro.
Esta otimização dos recursos é possível em todas as fases dos projetos: desde a gestão de stocks até a questões logísticas.
As vantagens da inteligência artificial também se sentem no que concerne à segurança na obra. Os sensores e câmaras equipados com tecnologia inteligente, contribuem para monitorizar as condições de trabalho, emitindo alertas para alterações no ambiente ou mesmo comportamentos de risco por parte dos trabalhadores.
A inteligência artificial oferece soluções inovadoras para as empresas, que permitem poupar recursos, aumentando a eficiência e a segurança e contribuindo para a otimização dos processos. Todos estes fatores promovem uma maior sustentabilidade do sector e uma aposta clara e consciente para o futuro.